Alguns anos atrás tive uma experiência particular com a Eucaristia. Durante uma missa que participei, pedia ao Senhor que intervisse em uma situação que estava vivendo. Em sua homilia, Frei Constantino OSA, falava sobre a presença viva de Jesus na Eucaristia, e que era para todos durante aquela missa confiarem em Cristo presente na hóstia santa e se deixarem livre na mão de Deus.

         Por um breve instante, meu coração vacilou e não creu no alívio que a Eucaristia traz para aqueles que procuram. Viver o amor que Deus derrama durante uma consagração é algo muito particular e individual ao mesmo tempo, pois Jesus penetra no coração de cada conforme a sua abertura. No entanto nosso coração costuma vacilar diante de Deus e não percebemos essa ação de Nosso Senhor. A Igreja através do CIC nos ensina que a comunhão aumenta a nossa união com Cristo, receber a Eucaristia na comunhão traz como fruto principal a união íntima com Cristo Jesus. Pois o Senhor diz: 

Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e eu nele’ (Jo 6,56). ‘Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim’ (Jo 6,57).

              Estarmos unidos a Cristo é a chave para sermos pessoas mais calmas, pessoas que saibam vivenciar as dores e sofrimentos e encontrando em Cristo o seu descanso. Durante aquela missa ainda me questionava sobre a Eucaristia, questionamento que se findou durante a comunhão.

Aquele caminhar até o ministro da sagrada eucaristia, foi o mais sublime momento. Ao comungar pude sentir em minha boca um pedaço de carne, senti o próprio corpo de Cristo”.

              Essa experiência com a Eucaristia me abriu para que pudesse entender que posso suportar as dores e sofrimentos que são impostos a mim, e também a todos os batizados filhos de Deus, através da força renovadora da Eucaristia. Comungar aliado com os sacramentos da igreja abre o coração para que o processo de cura e libertação seja completo. Não importa quão difícil seja a situaçãoa Eucaristia dissolve os problemas, nos da força e coragem para caminhar junto a Cristo Jesus.


Cleverson Pavaneli

Cleverson é casado com a Camilla. Membro consagrado da Comunidade desde 2016, é ministro da palavra e faz parte da equipe de comunicação da Comunidade.